Comissão de Saúde define ação para aumentar apoio da Alesc no combate à pandemia
-
Solon Soares/Agência AL - Comissão de Saúde.
A Comissão de Saúde da Alesc decidiu criar um grupo de trabalho para intensificar a participação do Parlamento no enfrentamento da pandemia. A ideia é unir esforços a instâncias semelhantes criadas pelo governo do Estado que já atuam desde o início da crise gerada pela Covid-19.
O presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT), orientou que o grupo seja coordenado pela deputada Ada de Luca (MDB), que protocolou o requerimento sugerindo a ação. Ela justificou a ideia afirmando que a Alesc pode e deve atuar para "mitigar consequências físicas e socioeconômicas da pandemia em Santa Catarina." A parlamentar sugeriu que a ação conte também com representantes do governo do Estado, dos municípios, órgãos públicos, entidades de saúde e dos hospitais públicos e filantrópicos.
O deputado Jair Miotto (PSC), que concordou com a proposta, sugeriu que o colegiado busque uma participação mais efetiva nos grupos de trabalho já existentes. "Creio que a Alesc possa ser mais ouvida", afirmou. Ada comentou que a intenção do seu requerimento também coincide com a intenção de Miotto. "Podemos fazer algo com mais representatividade. Temos que ter ação e nada impede que os já grupos de trabalho existentes participem", destacou.
Contra o negacionismo
Para o deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB), o papel do novo grupo de trabalho deve atuar na conscientização da população. "Chegamos a um momento que temos que ser ainda mais parceiros. Talvez a Alesc possa ajudar ao governo, a Secretaria de Estado da Saúde com apelos institucionais, se juntando a essa grande caravana do bem contra os efeitos da pandemia. Podemos fazer sem entrar na luta cotidiana de distribuição de leitos, credenciamento de hospitais, algo que diz respeito ao [poder] Executivo", afirmou.
Na opinião de Caropreso, a Alesc deve marcar presença no combate ao negacionismo. "Nós como representantes da sociedade temos que ser altivos e minimizar as pessoas que ainda se julgam donas da verdade, que estão lutando contra a ciência e contra a divulgação de fatos importantes, da veracidade das vacinas, do perigo da aglomeração, do valor [do uso] da máscara. Acho que isso tudo caberia a um grupo de parlamentares, junto com outras entidades, para que a gente possa intensificar esse apelo à sociedade", citou.(/Agência AL)

Deixe seu comentário