NOTÍCIAS

Comissão de Saúde define ação para aumentar apoio da Alesc no combate à pandemia

  • Solon Soares/Agência AL - Comissão de Saúde.

A Comissão de Saúde da Alesc decidiu criar um grupo de trabalho para intensificar a participação do Parlamento no enfrentamento da pandemia. A ideia é unir esforços a instâncias semelhantes criadas pelo governo do Estado que já atuam desde o início da crise gerada pela Covid-19.

O presidente do colegiado, deputado Neodi Saretta (PT), orientou que o grupo seja coordenado pela deputada Ada de Luca (MDB), que protocolou o requerimento sugerindo a ação. Ela justificou a ideia afirmando que a Alesc pode e deve atuar para "mitigar consequências físicas e socioeconômicas da pandemia em Santa Catarina." A parlamentar sugeriu que a ação conte também com representantes do governo do Estado, dos municípios, órgãos públicos, entidades de saúde e dos hospitais públicos e filantrópicos.

O deputado Jair Miotto (PSC), que concordou com a proposta, sugeriu que o colegiado busque uma participação mais efetiva nos grupos de trabalho já existentes. "Creio que a Alesc possa ser mais ouvida", afirmou. Ada comentou que a intenção do seu requerimento também coincide com a intenção de Miotto. "Podemos fazer algo com mais representatividade. Temos que ter ação e nada impede que os já grupos de trabalho existentes participem", destacou.

Contra o negacionismo

Para o deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB), o papel do novo grupo de trabalho deve atuar na conscientização da população. "Chegamos a um momento que temos que ser ainda mais parceiros. Talvez a Alesc possa ajudar ao governo, a Secretaria de Estado da Saúde com apelos institucionais, se juntando a essa grande caravana do bem contra os efeitos da pandemia. Podemos fazer sem entrar na luta cotidiana de distribuição de leitos, credenciamento de hospitais, algo que diz respeito ao [poder] Executivo", afirmou.

Na opinião de Caropreso, a Alesc deve marcar presença no combate ao negacionismo. "Nós como representantes da sociedade temos que ser altivos e minimizar as pessoas que ainda se julgam donas da verdade, que estão lutando contra a ciência e contra a divulgação de fatos importantes, da veracidade das vacinas, do perigo da aglomeração, do valor [do uso] da máscara. Acho que isso tudo caberia a um grupo de parlamentares, junto com outras entidades, para que a gente possa intensificar esse apelo à sociedade", citou.(/Agência AL)


Operação Veraneio termina com redução no número de mortes por afogamentos Anterior

Operação Veraneio termina com redução no número de mortes por afogamentos

Pesquisa do IFC de Araquari revela potencial catarinense para produzir café especial Próximo

Pesquisa do IFC de Araquari revela potencial catarinense para produzir café especial

Deixe seu comentário